Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Últimas Petições:

latest

Petição | Ajudem a evitar a extinção dos Chimpanzés | Salve a Selva

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), que publica a Lista Vermelha de espécies ameaçadas, classificou os chimp...



A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), que publica a Lista Vermelha de espécies ameaçadas, classificou os chimpanzés como “ameaçados de extinção”.

“Isto é um grito de socorro para todos nós: temos que fazer mais a favor da protecção dos primatas”, diz Professor Christophe Boesch. O director do departamento de primatologia no Instituto Max Planck participou na realização de um estudo que representa a base científica da classificação.

Os antropóides ficam com os restos isolados do seu habitat original. Em toda a África Ocidental domina cada vez mais o cultivo de dendê, borracha, café e cacau. Empresas madeireiras abatem florestas, empresas mineiras deixam feridas profundas. E, além de outros tipos de “bush meat”, mercados locais também vendem a carne de chimpanzés caçados.



A humanidade trata os seus parentes mais próximos de forma desrespeitosa, mesmo que cientistas fornecem cada vez mais estudos para provar que chimpanzés choram parentes mortos, adoptam órfãos, utilizam diferentes tipos de ferramentas e praticam tradições culturais.

Os chimpanzés só têm a chance para sobreviver se forem construídas suficientes áreas protegidas. Na Libéria, o governo prometeu conservar pelo menos 30 por cento das suas florestas até 2030. Mas na realidade, somente seis por cento encontram-se protegidas até à data. Nos outros países onde vivem chimpanzés a situação é semelhante ou pior.

Mas há um reconhecimento crescente de que temos que fazer mais para a proteção dos chimpanzés e das florestas tropicais. Uma pressão internacional pode fazer com que os governos ajam de forma rápida, definam grandes reservas e protejam a natureza de forma eficaz.

Por favor, dêem uma voz aos nossos parentes, os chimpanzés, e assinem a petição. 
Petição retirada e ligeiramente adaptada do site Salve a Selva

Sem comentários

Obrigado pelo seu comentário!