Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Últimas Petições:

latest

Petição | Por um circo melhor em Portugal | ANIMAL

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmas. Senhoras Deputadas, Exmos. Senhores Deputados, Excelências, Di...




Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,
Exmas. Senhoras Deputadas,
Exmos. Senhores Deputados,

Excelências,

Dirijo-me a V. Exas. com uma preocupação, que sei que é partilhada por muitas pessoas em redor do mundo e que é a existência de circos com animais. São cada vez mais os países, regiões e até municípios que estão a impedir legalmente que os circos tenham animais. Isto acontece não só pela crescente contestação social a este respeito, mas também porque cada vez se sabe mais acerca das características naturais dos animais e do quão antinatural e perverso é mantê-los em exibições circenses e similares. Portugal legislou em 2009 a este respeito, mas, infelizmente, os resultados práticos para os animais foram muito parcos.

O circo é considerado "o maior espectáculo do mundo" e eu estou de acordo. Defendo que é uma arte que deve ser apoiada, e que, sendo uma demonstração cultural muitíssimo rica e importante, merece todo o nosso respeito. Contudo, defendo também que o circo deve pertencer aos humanos, às performances das/os artistas humanos, não utilizando animais nos seus números. Considero que é tempo de evoluirmos e de deixarmos de usar animais como forma de entretenimento, pervertendo toda a sua natureza e, consequentemente, fazendo de nós uma sociedade menos civilizada e atrasada no tempo.

Como acredito que V. Exas. quererão para Portugal o mesmo que eu desejo; um país mais justo, mais civilizado e que esteja na linha do que se está a fazer em outros países em prol da defesa e do respeito pela vida animal, peço a V. melhor atenção para este meu pedido. Compreendo a complexidade do tema, mas sei que é possível - assim haja vontade política, porque social já há - construir uma solução que termine com a utilização de animais por parte dos circos e que seja também proveitosa para a indústria circense.

Por um circo mais humano, livre de animais não-humanos, e, por uma sociedade mais civilizada,
Despeço-me,

Muito respeitosamente,
De. V. Exas.,

  

Petição criada pela ANIMAL