Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Últimas Petições:

latest

Falcão-peregrino vítima de tiro dá entrada no RIAS

No início do mês de Fevereiro, ingressou no RIAS o animal mais rápido do mundo, o Falcão-peregrino (Falco peregrinus). O seu voo picado pod...

No início do mês de Fevereiro, ingressou no RIAS o animal mais rápido do mundo, o Falcão-peregrino (Falco peregrinus). O seu voo picado pode atingir velocidades na ordem dos 300km/h, geralmente realizado quando está a perseguir outras aves, das quais se alimenta.



Distribui-se por todos os continentes (com exceção da Antártida), realizando longas migrações para Sul no Inverno. 

Em Portugal pode ser encontrada durante todo o ano, mas é difícil de observar pois evita zonas com muita atividade humana. A ave que nos chegou possui uma anilha, permitindo saber que há 12 anos foi anilhada na Lapónia Finlandesa, a uma distância de cerca de 3 600 km de onde foi encontrado, perto de Beja.

Veja também:
Veteranos do Exército dos EUA criam grupo para combater caçadores na África

Apesar da grande viagem que fez, no nosso país não teve a melhor receção. Foi encontrado debilitado e trazido até nós por Vigilantes da Natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG).

Já no RIAS, após realização do Raio-X foi possível observar a existência de um chumbo junto à cauda, o que confirma a tentativa de abate a tiro deste animal protegido.

Apresentava ainda inflamação numa das asas, provavelmente como consequência do disparo.