Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Últimas Petições:

latest

Manchas de óleo atingem maior berçário de tartarugas-oliva do Brasil

As manchas de óleo que têm contaminado diversas praias do Brasil chegaram à área de praia do maior berçário de tartarugas-oliva do país, n...


As manchas de óleo que têm contaminado diversas praias do Brasil chegaram à área de praia do maior berçário de tartarugas-oliva do país, na reserva Santa Isabel, em Pirambu (SE).

O local está sendo monitorizado por uma equipa do Instituto Chico Mendes, que administra a reserva. A limpeza da área ficou por conta de funcionários de uma empresa terceirizada da Petrobras e da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

“A nossa preocupação é que as fêmeas não entrem em contato com o óleo. Por isso, a limpeza é tão importante. Estamos preocupados também com os ninhos, que ficam enterrados na areia, pois quando os filhotes fizerem o caminho até o mar podem ter contacto com a substância, que é aderente e esse contato pode comprometer a sobrevivência dos animais”, explicou ao G1 a chefe da reserva biológica, Kelly Ferreira.

Um helicóptero do Ibama sobrevoou a região na tarde de sexta-feira (4) e depois seguiu para o litoral da Bahia, onde também há registro da presença do óleo.

O caso é investigado por órgãos ambientais e pela superintendência da Polícia Federal do Rio Grande do Norte, que solicitou a coleta de amostras do óleo aos estados atingidos.

No Sergipe, a presença do óleo, identificado como petróleo cru, foi registrada em 10 locais, em cinco municípios distintos. São eles: Atalaia e Mosqueiro, em Aracaju; Atalaia Nova, Barra, Costa, Jatobá e Porto, em Barra dos Coqueiros; Abaís, em Estância; Porto dos Mangues, em Pacatuba; e Praia de Pirambu, em Pirambu.

Fonte: Anda